lkl56y64w0wvffz82od0-u12l50w7fgusqjshbvpegn8hcrhrj55rw5t0dkioz7ag6bv7lluli0lwcxodygla1ixxergpk9m2koctbxfz7a7m57h--1ljqmzkpzxwn37
 

POR QUE

CONSULTAR UM

NEUROcirurgião ?

 

     O neurocirurgião , conjuntamente com o neurologista clínico, é a médico especializado em tratar pessoas acometidas  por doenças que afetam o sistema nervoso central (crânio /encéfalo, coluna vertebral/medula ) e /ou o sistema nervoso periférico  (raizes, plexo,nervos e terminações nervosas ).

          Até pouco tempo atrás, poucas doenças neurológicas tinham se quer tratamento clínico, e até  meados de  1980, o tratamento neurocirúrgico era arriscado e restrito a pouquís-simos centros.
        Hoje, tanto a neurologia clínica agregou dezenas de novos tratamentos, quanto a neurocirurgia, apresentou um salto inimaginável em seus resultados, em número de pacientes operados, mais principalmente, em suas taxas de morbidade (taxas de sequelas resultantes) e mortalidade. Essas cifras só foram possíveis devido a presença, concomitante, de quatro grandes motivos:
 

     

&

História da Neurocirurgia

Residência Médica em Neurocirurgia

 

       Sir Willian Horsley   , a neurocirurgia deve muito a este exímio cirurgião geral que praticou muita neurocirurgia durante sua vida profissional de cirurgião " opera tudo ", inventor e pioneiro, descobridor da cera de osso ou de Horsley ( cera de abelha p obstrução da díploe dos osso,fêmur .mas também do crânio e vértebras diminuindo o sangramento ).Foi quem primeiro treinou neurocirurgiões, Cushing permaneceu por um ano sob sua tutela em Oxford, mas mesmo ao final da sua prática, quando somente operava crânios, ainda realizava algumas cesáreas eventuais.
                                                                                    
  Harvey Cushing considerado o primeiro grande neurocirurgião exclusivo , pioneiro em estabelecer taxas de morbidade e mortalidade, após uma neurocirurgia, aceitáveis.   foi considerado o primeiro grande neurocirurgião pediátrico e cientista. (Fig1) e  (Fig2). O Dr. Egas Muniz foi o único neurocirurgião e também único cientista falando português que recebeu o prêmio Nobel. Inventor da angiografia e da leucotomia frontal. (Fig 4). O Dr. Gazi Yasargyl é considerado o maior neurocirurgião vivo e o pai da moderna neuro microcirurgia.
 
     Além de ter sido o pai da neurocirurgia moderna e o grande neurocirurgião da primeira metade do século XX,  Cushing era exímio desenhista, patologista e escritor. , Recebeu o prêmio Pulitzer pela densa e completa biografia do fundador da medicina interna: Sir Willian Osler, médico canadense, formado na MacGill e fundador da John Hopkins e  um dos idealizadores do primeiro curso de estágio médico integral (Medical residency) no mundo , surgido em 1902 na Universidade John hopkins, Baltimore,EUA.

 

 

No Brasil, a residência médica de neurocirurgia surgiu na Santa Casa do Rio de Janeiro em 1956, sob a orientação de Dr. José Ribe PortugalEm Minas Gerais, Brasil,  a primeira residência foi no Hospital Vera Cruz, porém a mais antiga em atividade é a do Hospital das Clínicas da UFMG ( HC-UFMG ), em BH (Belo Horizonte) , iniciada em 1965, tendo o Dr. José Albernaz  como chefe de serviço e o Dr. Josaphat Vilela de Morais como primeiro residente.

 

A especialidade médica, neurocirurgia existe desde o começo do século XX, tendo como seus pioneiros, o cirurgião geral britânico Horsley,  e os neurocirurgiões norte americanos Cushing e Dandy.

 

    Para se formar neurocirurgião deve-se cursar a faculdade de Medicina por 6 anos, e então cursar uma residência médica de 5 anos, sendo que a residência nesta especialidade, é considerada a pós graduação com a maior carga horária do mundo, são cerca de 12000 horas cursadas/trabalhadas.Não bastasse 5 anos, o neurociruirgião que deseja ser um subespecialista ainda muda-se para a França ou os Estados Unidos para complementar sua formação e lá permanece por ao menos 1 ano. Na cidade de  Belo Horizonte ( BH ), capital do estado de Minas Gerais, a totalidade dos ditos "os melhores" neurocirurgiões permaneceram ao menos 1 ano em treinamento na França ou EUA .

1. Disseminação maciça do conhecimento devido ao surgimento da web/wifi/tecnologia mobile/internet, possibilitaram que cirurgiões mesmo não realizando treinamentos no exterior possam exercer uma técnica de ponta.

2. Melhora da técnica e dos acessórios cirúrgicos disponíveis ao Neurocirurgião para que este cumpra sua principal função: Acessar o sistema nervoso humano da menos invasiva e arriscada forma , que seja capaz de garantir resultados e sem acrescentar déficits (sequela). Monitorização neurofisiologia per operatória, onde um neuro fica durante todo o ato cirúrgico responsável somente em monitorizar as funções neurológicas do paciente.

3. Arsenal propedêutico (exames), a cada dia mais preciso e acessível. A ressonância magnética permitiu diagnósticos mais precoces, tratando lesões menores, propiciando além de maior precisão, menor invasão cirúrgica.

4. Desenvolvimento vertiginoso da qualidade da anestesia , e hoje constatamos a quase ausência de risco anestésico. A neuro anestesia protetora e que auxilia no relaxamento cerebral, é uma realidade , mesmo em países ditos em desenvolvimento ou fora das grandes capitais.

Motivos de Hoje - Melhor Segurança na Neurocirurgia

          Ao contrário do que leigos imaginam, hoje, uma neurocirurgia é um dos procedimentos mais seguros em medicina, segundo estatísticas do HC/UFMG e HUnimed , a mortalidade intraoperatória do Dr. Grossi, por exemplo, é 0.00%,  mortalidade com 30 dias 1,7%, com média de internação igual a 3,7 dias, sendo 72% de pacientes operados no crânio e 28% na coluna vertebral. Quando destacamos, somente os pacientes internados e operados de forma eletiva oriundos do consultório, pelo serviço suplementar de saúde , essa média diminui ainda mais.!
Veja o perfil e comentários em neurocirurgia.med.br  ou em sobre o Dr. Eric Grossi.

OS 

GRANDES MESTRES da

NEUROcirurgia

Cushing - Pai da neurocirurgia moderna , entenda-se, com resultados aceitáveis

Dandy-  Pai da neurocirurgia pediátrica e  seu primeiro cientista relevante 

Egaz Muniz Único neurocirurgião laureado com o Nobel
Yazargil Maior neurocirurgião vivo

"Exemplos de  conduta, de atitudes, de indicações, de técnicas ou de idéias. Não há valor maior que aquele de aprender e de ensinar. A gratidão, o respeito e o convívio estreito com seus mestres é imprescindível. Defino mais que determinantes, estas características na formação de  um carácter, são importante e fundamental atributo para se tornar um grande neurocirurgião, e consequentemente, um grande homem"

                    

                                                                          Paul Bucy 1965 JNS.

Moniz - Único neurocirurgiao laureado com o Nobel, pai da arteriografia

Yazargil- Pai da microcirurgia, o maior e mais importante neurocirurgião vivo

OS 

GRANDES MESTRES da

NEUROcirurgia BRASILEIRA  

Dr Eric Grossi neurocirurgiao em bh | O melhor da Neurocirurgia em Belo Horizonte

CONHEÇA A REALIDADE DA VALORIZAÇÃO

DA VIDA PELO SUS

Visite a página de "compras" desse site, feita 

exclusivamente para mostrar a realidade da remuneração

praticada pelo governo brasileiro através do SUS

USE o App

MEDcod finnal title_3x.png
Splash image aplicativo edodigos tuss sus cid cbhpm 76 tabelas as um só aplicativo

 

 

"O mais completo aplicativo de códigos médicos do Brasil."

                                                                                 conselheiro do CFM/16

 

 

 

 

     O Dr. Eric Grossi , além de neurocirurgião, tem como hobby desde a infância o estudo de linguagens de programação e design, sendo certificado em C# e JavaScript.

     Idealizou, criou e publicou o MEDcod Todas as tabelas, um aplicativo de referências em tabelas médicas, onde constam todas as tabelas médicas de códigos do Brasil. Numa interface intuitiva e criativa, e principalmente usando só o MEDcod, você pode ter acesso a TUSS, CID, CBHPM, TISS, CBO, TUNEP, OPME, Medicamentos ANVISA e muito mais.

Conheça este aplicativo inovador e inédito no Brasil:

Acesse o site do MEDcodigos : www.medcodigos.com.br
mockupmedcodigosnov19-4.jpg

QUANDO

CONSULTAR UM

NEUROcirurgião ?

    ** Deve-se sempre  avaliar uma consulta ou um parecer na área de neurocirurgia, mesmo em doenças eminentemente de tratamento clínico, como a doença de Parkinson ou a demência ( geralmente secundária a doença de Alzheimer), é rel;ativamente frequente a possibilidade de algum tratamento cirúrgico.

 

    O tratamento pela neurocirurgia , quando indicado, quase sempre é melhor, mais efetivo com resultados mais rápidos e, hoje em dia muito pouco arriscado

  Cito o exemplo do Sr. J.S.A nascido em março de 1922, que há cerca de 6 meses desenvolveu paulatinamente uma marcha magnética com dificuldade de iniciar e de suplantar obst;áculos, paulatinamente foi reduzindo a amplitude dos passos e concomitantemente, surgiu uma urgência urinária dantes vista. Realizou TC e RM do encefálo que demonstrou dilatação ventricular desproporcional a atrofia corticaldifusa a depeito do exame mental estar normal aos 95 anos. Suspeitado de uma síndrome chamada Hakim-Adams ou NPH (Normal Pressue Hydrocephalus), descrita como dispraxia de marcha, incontinência urinária e alteração cognitiva.A punçao lombar com retirada de 50 ml mostrou um verdadeiro milagre, o sr J retornou a caminhar sem apoio.

       

   A família estava muito receiosa pela idade do paciente, e alguns médicos simplesmente contra indicaram qualquer invasão, existe um receio sim, mas o que foi decisivo neste cason foi o retorno do quadro passado 10 dias e ele próprio exigiu um tratamento, um risco cirurgico baixo na classificação ASA. O paciente foi operado com a colocação de uma derivação ventriculo-peritoneal por vávula programável, ficou 48 hs no hospital e encontra-se bem em casa, já há seis meses. Importante lembrar que a maioria dos pacientes que desenvolvem hidrocefalia de pressão normal tem uma doença cerebral concomitante como parkinson ou demência, mas não deixam de se beneficiar da drenagem liquórica.

 

     A estimulação cerebral profunda (DBS do inglês = deep brain stimulation )  e a derivação ventriculo peritoneal ( DVP ) para hidrocefalia de pressão normal, são exemplos destes tratamentos , que em geral hoje, são pouco arriscados e normalmente mais eficazes que a maioria das medicações orais.

Prof Borges da Costa foi o melhor cirurgião de Minas , entre os anos 1920 e 1935. Mostra o Dr. Borges da Costa realizando uma gastrectomia no Istituto do Radium (atual Hospital Borges da Costa)

Neurocirurgia e Neurologia Clínica

  A neurologia clínica é uma especialidade mais nova que a neurocirurgia e trabalha com o manejo clínico das doenças do sistema nervoso, convivendo com pacientes onde normalmente, a disfunção neurológica não é tão palpável (anatômica), como nos casos de neurocirurgia ,  e sim, mais disfunções fisiológicas ,celulares ou genéticas. Devido a esta característica patológica que, frequentemente ,pacientes clínicos apresentam sintomas neurológicos intensos e exuberantes porém têm TC e/ou Ressonância Magnética pouco alteradas ( "normais ou inocentes" ). Como estes exames expõem somente a morfologia macroscópica, é comum estarem normais, como ocorre por exemplo, nas fases iniciais e moderadas do Mal de Parkinson e de Alzheimer.

   Até o surgimento e a popularização da Tomografia Computadorizada (Tomografia Computadorizada), inicialmente usada somente para o crânio , praticamente não existia neurologia clínica, já que quase todos os exames para diagnóstico do Sistema Nervoso Central eram invasivos ( arteriografia, pneumoencefalografia, mielografia ) e demandavam conhecimentos cirúrgicos para serem realizados. Até o final dos anos 70, era o neurocirurgião que exercia a neurologia. Hoje , o neurocirurgião  trabalha conjuntamente com o neurologista clínico, porém sua atividade é muito mais hospitalar, enquanto na neurologia o ambulatório prevalece.

 

A 2ª

REVOLUÇÃO NA NEURO

 

Tomografia Cerebral

História da invenção e desenvolvimento da Tomografia Computadorizada na Inglaterra em 1971

A Tomografia computadorizada foi desenvolvida por físicos e médicos ingleses nos laboratórios da gravadora EMI  eno Hospital que na época produzira os primeiros computadores, assim parte significativa do investimento fora fomentado pelos quatro garotos de Liverpool, mais conhecidos como Beatles. A primeira geração de tomográfos só eram utilizados para o crânio e tinham baixa resolução e somente um canal de emissao e outro de recepção de raios.

Hoje os aparelhos de TC tem 36 canais e podem realizar uma TC de melhor qualidade que as pioneiras em menos de 10 segundos. Graças a esta velocidade e  resolução, pode-se adquirir imagens com um intervalo métrico minusculo , e assim permitindo a reconstrução multiplanar e manipulação de imagens em 3D como a da figura a dir.

reconstrução multiplanar mostrando relação dos vasos cerebrais com o crânio, essencial para o neurocirurgião moderno
Angio TC dos 4 vasos cerebraisem 2D

Sir Godfrey Housefield vale uma menção honrosa, quantos foram salvos por sua invenção?

Ele foi uma criança pobre , o melhor em sua tropa na IIª grande guerra, lhe rendeu uma patente de cabo, com a ajuda de um coronel , que enxergou na sua capacidade de consertar coisas, uma genialidade,  formou-se em engenharia em uma universidade pouco conceituada aos 34 anos. Sempre dizia que sua aptidão sempre foi por engenhocas e solucionáticas e viveu para ver o quanto a TC revolucionou a neurocirurgia e a medicina, tanto quanto Roenghen com sua descoberta.  Graças a Deus que eu pude viver numa era pós Housefield, ou melhor, pós TC. Obrigado.

O melhor da Neurocirurgia em Belo Horizonte|Dr. Eric Grossi neurocirurgiao em bh

apresenta

 

DOENÇAS

TRATADAS PELO

NEUROcirurgia

NEUROFIBROMATOSE

NFT1 E NFT2

Aneurisma Cerebral

Meningioma

Glioblastoma

Tumor de hipófise

Uma doença que parece para os leigos e até alguns médicos muito agressiva, com certeza não é !

Tanto a neurofibromatose tipo I quanto a tipo II são doenças de origem genética e congênitas, apesar de ambas suprimirem genes protetores para a replicação celular, são doenças muito distintas e benignas. Tendo como característica marcante desta distinção entre os dois tipos,  o nível de acometimento da pele. Sendo que na NFT1 a pele sempre estará acometida por sinais da doença mesmo em tenra idade, enquanto na NFT2 o mandatório é a presença de neurofibromas bilateralmente no nervo craniano vestíbulo coclear (VIIIº par). O que importa mesmo, é saber que existe tratamento especializado para estas doenças, e que cada vezmais, este tratamento é menos invasivo e ocasionando cada dia menos sequelas. O importante são os sintomas e sinais clínicos , já que os inúmeros tumores que surgem durante a vida são 99,2% das vezes totalmente BENIGNOS. 

Dilatações nas artérias que nutrem o cérebro, os aneurismas,  podem  quando rotos, ou melhor quando rompem,  causar hemorragia cerebral ( AVCH ) e determinar sequelas e morte (+- 30% das rupturas) .

Se tratados antes da ruptura podem evitar o AVC (Acidente Vascular Cerebral) e curar o paciente. Após a ruptura devem ser tratados pois a chance de nova ruptura chega a 50% em 6 meses, mas o tratamento após a ruptura é mais dificil, mais arriscado e pode aumentar a chance de espasmo das artérias cerebrais ( vasospasmo).

Antes da ruptura, o aneurisma quase nunca provoca sintomas, devido a isso, muitas vezes, o paciente somente descobre que tem esse problema quando sofre o AVCH. Pode ter origem familiar e tem alguns fatores de risco conhecidos, dentre eles o mais evitável , é o tabagismo.

Tag: # aneurisma cerebral, avc, avch, hsae, hemorragia cerebral, aneurisma roto, microcirurgia, clipagem, embolização, molas, clip, livro neurocirurgia pdf

O tumor do crânio mais comum. Curável com cirurgia

O tumor benigno mais comum no crânio, raramentre maligniza e normalmente é curado por microcirurgia. Infrequente em crianças e em geral não infiltra o encéfalo, acorre mais comumente em mulheres de meia idade, quando acomete o homem, tende a ser mais agressivo. Bem vascularizado, esse tipo de tumor tem características de causar sangramento importante durante sua retirada.

Tag: tumores do cérebro, tumor cerebral, sintoma de tumor na cabeça, meningioma, tumor na cabeça, livro neurocirurgia pdf,  lesão cabeça. dor de cabeça por tumor.

Neuralgia do Trigemeo

A dor mais terrível do mundo

A nevralgia ou neuralgia do trigemeo é descrita pelos pacientes como a " a pior dor, a mais forte que já senti " , afeta o rosto , principalmente a região maxilar e mandibular do face. Apresenta-se e em episódios súbitos e lacivantes, de dor em choque ou em fincada tipo " picador de gelo " , tem frequência alta,  até centenas por dia e de duração relativamente curta , menos de 2 minutos de duração.

O diagnóstico é totalmente clínico e é a parte mais importante do tratamento, pois a constatação que trata-se realmente de nevralgia trigeminal, determina que será certa a resposta ao fármaco carbamazepina, e o melhor, que também que existe tratamento cirúrgico efetivo. 

O tratamento por cirurgia é excelente, tanto a menos invasiva, rizotomia, quanto a por microcirurgia. Ambas técnicas apresentam grande possibilidade de extinção da dor, o que vai variar é a duração do período de cura e consequentemente, a chance de retorno da dor.

Tag: cirurgia para trigêmeo, nervo trigemio, nevralgia do trigemio, tic doloreux, rizotomia para trigêmeo, compressão vascular, descompressao vascular craniana, livro neurocirurgia pdf

Glioblastoma - Tumor Cerebral maligno

O tratamento deve ser rápido e agressivo, com cirurgia , QXT(quimio) e RXT(radio)

Lesão frequente entre os tumores cerebrais, tem o curso muito indolente, sendo necessário tratamento vigoroso com microcirurgia extensa (maior que 78% de retirada), radioterapioa conjunta com quimioterapia, e mesmo após este tratamento a sobrevida média é baixa  principalmente após os 70 anos, ]

Tag: #glioblastoma, glioma maligno, tumor cerebral, neuro oncologia, oncologia, cirurgia para tumor no cérebro, ghlioblastoma multiforme, gbm, livro neuro pdf 

Macroadenoma Hipofisário - Tumor cerebral

Tumor benigno que nunca malignizará. Não sejamos oncológicos, primum non nocere !

Tumor benigno que nunca se tornará maligno. Dor de cabeça, distúrbios endócrinos e cegueira principalmente hemianopsia bitemporal (perda do campo visual lateralmente) são os sintomas mais comuns. Uma das lesões mais comuns para o neurocirurgião, sendo que os microadenomas (<1cm ) raramente necessitam abordagem, exceto aqueles que secretam ACTH (precursor do cortisol/corticoide natural)  causa ndo a Doença de Cushing que tem estas caracteristicas hipertensão arterial, osteoporose, diabetes, hipercolesterolemia, estrias, obesidade, queda de cabelos, gibosidade cervical, aumento dos pelos do corpo, neuropatia periferica.

Os macroadenomas (>1cm) somente naqueles nao secretores ou quando ocorre falha no tratamento com os agonistas dopaminargicos (carbegolida), devem ser abordados por cirurgia. O tratamento de eleição hoje , é pelo nariz com neuro endoscopia permitindo ressecções completas ou quase completas com alta precoce e rarissima mortalidade. Somente quando a lesão é bem grande e expande para os lados ou para frente optamos pela microcirurgia.

Tag: #tumor de hipofise, macroadenoma, prolactinoma, gh, acth, endoscopia nasal, trans esfenoidal, neurocirurgia pelo nariz, carbegolida, livro neuro pdf, acromegalia, cushing, prolactina

A redução da distância nas caminhadas associada a dor lombar e nas pernas

Com o envelhecimento progressivo da população, algumas doenças começam a aparecer mais, e uma delas é completamente tratável, chama-se CANAL LOMBAR ESTREITO. Acreditem esta alteração na coluna lombar determina um quadro doloroso crônico associado com uma dificuldade progressiva ao caminhar, mais precisamente , diminuição progressiva da distância percorrida podendo até levar a incapacidade para andar.

Please reload

Canal lombar

estreito

Hérnia de disco Cervical

Chiari Tipo 1

Glioma baixO

grau

Hérnia de disco cervical

Devido ao uso excessivo do celular fletindo a cabeça

Vem surgindo uma epidemia ! Devido a má postura ao usar o telefone celular, cada dia mais , estamos evidenciando o aumento na frequência e na gravidade dos distúrbios da coluna cervical.

A hérnia de disco cervical é mais preocupante do que a lombar, e seu tratamento cirúrgico é mais indicado. Deve-se principalmente pela presença da medula espinhal , que frequentemente apresenta-se comprimida, ou seja, em risco de a qualquer momento o paciente evoluir para tetraplegia (perda dos movimentos dos 4 membros), devido ao canal raquidiano encontrar-se reduzido ou com estenose.

Tag: Hérnia de disco, uso do celular, cervicalgia, hérnia cervical, artrodese cervical, rx cervical, tratamento da hérnia

Chiari tipo 1

Adicione informações sobre este item

Erroneamente denominada sindrome de Arnold-Chiari, o correto é doença de Chiari tipo 1, pode determinar compressão no forame magno e seringomielia. Tratamento cirúrgico é eficaz e duradouro. Os sintomas mais comuns são dor na região posterior da cabeça que piora ao tossir, espirrar ou ao defecar, visão dupla intermitente, dificuldade de engolir líquidos, desequilibrio da marcha ( ataxia ) e movimento de bater dos olhos ( nistagmo )

Tag: chiari 1, chiari tipo I, mal formação de chiari, síndrome de arnold-chiari, herniação cerebelar, seringomielia, cefaléia occiptal, ataxia tratável

Glioma cerebral benigno

Uma lesão benigna que pode transformar em glioblastoma

Esse tumor intrínsico do encéfalo, geralmente é descoberto por uma crise convulsiva ( epilepsia ), ou por achado incidental durante exame de imagem por outro motivo. Se localizado em uma área que pode ser ressecada, sem causar déficit novo, e principalmente, se apresentar captação de contraste ( indicativo de transformação maligna ) deve ser retirado por  microcirurgia. Geralmente não é necessário nenhum tratamento adicional se após 30 dias da neurocirurgia , a Ressonância Magnética não mostrar mais lesão, porém se houver dúvida, devemos discutir com oncologista e radioterapeuta o tratamento complementar por radioterapia.

Tag: Glioma, astrocitoma, oligodendroglioma, tumor cerebral, tumor no cérebro, cirurgia para glioma, neurocirurgia acordado, localização cerebral, estimulação cortical, neuro-oncologia

Please reload

Neurofibromatose

Cisto Aracnóide

Espinha Bífida

Canal estreito lombar

Dor crônica

Hérnia disco Lombar

MAV

Hidrocefalia

Cavernoma

Conheça mais sobre as doenças neurocirúrgicas, seu tratamento, fases de uma neurocirurgia, posicionamento e acesso cirurgico,  no melhor site de informações em neurocirurgia
 www.neurocirurgia.med.br

 Belo Horizonte 23 DE DEZEMBRO DE 2019

Sobre o cuidar

em neurocirurgia ...

 

 

" O córtex cerebral é a matéria mais elaborada que o ser humano conhece, muitas vezes a mais delicada. Quando o sistema nervoso adoece, independente da causa, geralmente significa uma mudança importante na qualidade da vida. Acreditamos que é nesse momento crucial, onde a fragilidade nos alcança e buscamos um tratamento, que o médico deve estar mais próximo do paciente. Ser humano, carinhoso e atencioso, não está em contraponto com ser competente, atualizado e eficaz. Acredito no cuidar pleno, na exposição das dificuldades do tratamento e na certeza da conquista dos resultados. A primeira condição para melhorar é querer realmente ser tratado e acreditar (fé) no tratamento. 
Hoje, com o desenvolvimento vertiginoso de novas tecnologias e exames prodigiosos, o cuidar tradicional, o tocar durante o exame clínico e o desapego ao ganho financeiro estão subjugados a um plano inferior. As pessoas não acreditam mais em médicos com dom ou vocação para cuidar ou que abdicam de seu tempo livre para ajudar e confortar seus pacientes. 

 

 Uma pena, porque eu realmente acredito... "

                                                                                                                          Dr. Eric Grossi  

 

DR.

ERIC GROSSI MORATO

NEUROcirurgia

Técnica minimamente invasiva, "menos agressiva",  neurocirurgia por frestas (keyhole). Melhor despertar e menor estada hospitalar

 

A mais moderna tecnologia a serviço da saúde do homem !

Buscando sempre o Melhor na arte de curar !

 

Tecnicamente impecável e, realmente APAIXONADO por cuidar de gente.

Dr. Eric Grossi Morato Curriculum Resumido

O MELHOR DA NEUROCIRURGIA EM BH

- Formado em Medicina pela UFMG (104º turma 1998)

            Internato em cirurgia em Lausanne, Suiça

- Aprovado em 1º lugar no concurso de residência médica neurologia clinica (HC-UFMG/98)

- Serviço militar - Tenente médico Hospital Geral de Manaus

            Medalha de honra ao mérito do Serviço de Saúde do  Exército Brasileiro (out/99)

- Residencia médica em Neurologia Clínica no Hospital das Clínicas da UFMG (HC/UFMG)(2000-2002)

- Aprovado em 1º lugar no concurso de residência médica neurocirurgia (HC-UFMG/02)

- Aprovado em 1º lugar concurso público para médico neurocirurgiao da FHEMIG


 

- Residência médica em Neurocirurgia no Hospital das Clínicas da    UFMG (HC/UFMG)(2002-2007)

           Estágio em neurocirurgia no Hopital HautePierre Strasbourg,  França 2004

- Aprovado em 2º lugar concurso público para médico do Hospital das Clínicas da UFMG (HC/UFMG)


 


- Pós graduação em Neurocirurgia vascular e oncológica no Hospital Charles Nicole da Universidade de Rouen, França  2010/2011

 

 

 

Preceptor da residencia em neurocirurgia do Hospital das Clínicas da UFMG
Preceptor da residência em neurocirurgia do Hospital da Baleia / Evangélico
Ex Neurocirurgião do Hospital Joao XXIII / FHEMIG
Ex Professor de neuroanatomia da UNINCOR
Professor de Neurointensivismo da FCMMG

Médico com excelente formação acadêmica, titulado em Neurologia e Neurocirurgia, com vivência internacional de 1 ano e meio na França, embasado nos princípios da ética, retidão, seriedade e profissionalismo. Preocupação maior com a excelência na qualidade e na diferença da humanização do cuidado, visando sempre o bem estar e a satisfação do paciente .

Qualquer tratamento eficaz começa pela convicção ( fé ) e confiança ,do paciente e do médico, de chegarem juntos ao melhor resultado

"Faça da QUEDA, um passo de DANÇA..."    Fernando SABINO.

 
neurocirurgiao que os médicos indicam - Especialidade: Neurocirurgia. Dr. Grossi, neurocirurgiao

Revista Encontro

Os médicos que os médicos indicam 2017/2018

           No dia 29 de julho de 2017, iniciou-se a comercialização de uma edição especial da revista ENCONTRO, intitulada "Os médicos que os médicos indicam 2017/2018".

            Durante o mês de março e abril de 2017, aquela publicação (revista Encontro bh (da rede diários associados)) realizou  pesquisa de opinião com 2000 médicos de Belo Horizonte atráves de preenchimento de formulários pela web, perguntando; qual médico eles indicavam, em cada uma das 31 especialidades.

         O Dr. Eric Grossi, neurocirurgião em bh, foi um dos 5 mais indicados na neurocirurgia, pelos médicos de Belo Horizonte, dentre um universo de mais de 200 cirurgiões especialistas em neurocirurgia.

            Segundo ele : " É muito tocante, o reconhecimento dos pacientes e dos colegas, principalmente quando o tipo de medicina que você pratica é tão oposta e mais trabalhosa, que a esmagadora maioria, disseminada atualmente. Gasta-se mais energia e mais horas de sono, importando-se , por isso, digo que tratar de alguém lembra um casamento , é na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, literalmente e sempre, juntos ! Neste momento de alegria , o melhor mesmo é agradecer solenemente meus inúmeros e queridos pacientes, "minha família neurocirurgia ", que são o objetivo final e a razão do meu melhor trabalho, sem a  sua fé na melhora e sua gratidão ímpar, nada disso seria possível.  "

Médicos que os médicos indicam - Especialidade: Neurocirurgia. Dr. Eric Grossi,neurocirurgiao bh, foi um dos mais indicados em 2017. Melhor na arte de cuidar !

Dr. Eric Grossi

médico neurocirurgião

Compromisso em tratar o outro, em sua plenitude, como este fosse um parente próximo.

Artigo Científico 

Morte Encefálica Revisão

(75 citações no Google Scolar)

Carta de Agradecimento

 Associação Mineira de Neurofibromatose

Carta Agradecimento paciente da Neurocirurgia

(Tratamento de Tumor cerebral)

Medalha 

de

Honra ao Mérito

CIGS - Centro integrado

de Guerra

na Selva

Mea vitae imaginibus

'' pacientes, Imagens da minha vida,

sem eles não seria nada"

1/20

   Dr Eric e Allan   

   uma história comovente   

O que falar deste caso, Allan um garoto (17a.), dor de cabeça e borramento visual, tratava-se de um tumor frontal grande mas cístico, operamos com ressecção total, porém doze horas depois ... Allan  apresentou um AVC Hemorrágico e entrou em coma com pupilas dilatadas às 4hs da manhã !!. A maca estava demorando muito a chegar... Neurocirurgia de emergência.

Bem, assistam o vídeo, depois da segunda neurocirurgia evoluiu muito bem.

Hoje . Allan , é meu advogado, somos realmente amigos!!!!

**Reportagem da Rede Alteroza sobre o dia do médico. Outubro de 2007

Conheça um relato de superação e cura.
Clique ali em baixo !

Acredite, confie, tenha força de vontade !

Estudos científicos mostram que distúrbios do humor (depressão, distimia) e da ansiedade interferem na capacidade de cicatrização, no tempo de permanencia hospitalar e na taxa de infecção dos pacientes submetidos a neurocirurgia. 

 

Confie , acredite, exponha suas dúvidas, divida suas angústias com o seu médico escolhido.

Bons resultados em Neurocirurgia são impossíveis de se conseguir sem  a entrega, do melhor de cada um,  tanto do médico quanto do paciente, ao objetivo principal: CURAR !

Interaja com seu médico !
Isso , com toda certeza, fará uma grande diferença !

Cadastre-se

conheça uma forma diferente de tratar de gente

 
  • Facebook neurocirurgiaobh
  • Canal youtube Dr. Eric
  • Neurocirurgiaobh
  • Vimeo neurocirurgiaobh
  • Neurocirurgiao bh no pinterest
  • Onde consultar com o Dr. Eric
  • Eric Grossi no instagram
  • Neurocirurgiaobh no flickr
  • Twitter Icon ericneuro
  • Grey Yelp Icon
  • Grey Vkontakte neurocirurgiao bh
  • Grey LinkedIn neuropcirurgiao bh

Neurocirurgiao BH Dr Eric Grossi

Centro Médico - Ed. MedCenter

Belo Horizonte - Minas Gerais

Rua dos Otoni,909

Salas 408 a 411

 

Segunda a Sexta-feira: 8:00 as 20:00hs 

Secretárias: ​Jéssica ou Flor

 

CEP 30170-250

Dr Eric Grossi é referencia em neurofibromatose
Email para contato com o Dr Eric Grossi:
A melhor equipe Neurocirurgia bh Dr Grossi  Dr Campolina Dr Josaphate

 Original Design 

Dr. Eric  Grossi - neurocirurgiao em bh .

Melhor cirurgião em sua época. O instituto do Radium hoje, tem seu nome. Borges da Costa